Momento Visana #43 @ibvisana

 Olá! O Momento Visana desta semana traz a segunda parte da história da permanente. Vamos conferir! :)

Importante: Todas as informações a seguir são de inteira responsabilidade do Instituto de Beleza Visana.

Não deixe de curtir a nossa página no facebook.
Beijão e até a próxima!

História da Permamente – Parte 2

Queridos internautas do Beleza Sem Padrão, nós mostramos no último Momento Visana, a história do efeito de permanente de cachos com o texto do cabeleireiro José Manuel Lopes, e agora falaremos especificamente sobre o serviço.

Para ondular os cabelos a mulher pode recorrer a uma técnica feita em salões de beleza, chamada de “permanente”. Mas como essa técnica funciona?

permanente_cachos

Bom, para entender a química envolvida, é preciso saber qual é a estrutura dos cabelos e o que faz com que existam variações de tipos, como lisos, ondulados e cacheados.

As fibras dos cabelos são formadas por fios de proteínas ou polipeptídios, que são polímeros formados a partir da condensação de α-aminoácidos (α-aa). Cada proteína apresenta uma sequência característica de α-aminoácidos, que é denominada estrutura primária. Já as estruturas secundárias, terciárias e quaternárias de uma proteína são determinadas por interações que ocorrem em partes de uma mesma proteína ou entre várias cadeias de proteínas, isto é, ocorrem ligações entre as moléculas das proteínas nos fios de cabelo.

O formato dos cabelos depende da combinação de forças que atuam na queratina. As duas interações mais comuns são as pontes ou ligações de hidrogênio (… C ═ O —— H ─ N…) e as pontes de dissulfeto (─ S ─ S ─), sendo que essas últimas são ligações entre proteínas por pontes de enxofre.

permanente_cachos_cabelo

Para entender como essas forças atuam no formato do cabelo, pense em quando você o lava. Nesse caso, a estrutura muda porque as moléculas de água alteram as pontes de hidrogênio existentes nos cabelos secos e, ainda, produzem novas pontes de hidrogênio entre o cabelo e a água.

permanente_cachos_molecula

Isso comprova que alterando as forças de interação entre as proteínas do cabelo é possível mudar o seu formato. Esse é o princípio básico de funcionamento da permanente. Mas a alteração agora é na ponte de enxofre ou dissulfeto.

O primeiro passo é aplicar nos cabelos uma solução contendo ácido tioglicólico ou tiol-acético (HS ─ CH2 ─ COOH), que tem a função de quebrar essas pontes de enxofre, soltando os fios de proteínas:

permanente_cachos_formula

Dessa forma, o cabelo obedece ao penteado que é forçado. Enrolam-se os cabelos em peças cilíndricas, conhecidas como bobs. Depois, usa-se uma segunda solução, agora de água oxigenada (H2O2), que serve para refazer as pontes de enxofre, só que no novo formato, com posições novas. Quando o cabelo é solto, o penteado permanece.

permanente_cachos_forma_cabelo

Esse processo pode ser feito para alisar o cabelo também: a mudança depende de como os fios de cabelo são arrumados antes da aplicação da água oxigenada. Além disso, esse processo não é definitivo: à medida que o cabelo cresce é necessário que ele seja repetido.

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Fonte: www.mundoeducacao.com.br/

Instituto de Beleza Visana
CLN 211 Bloco B Loja 18ª Asa Norte Brasília - DF
Terça-feira a Sábado – 09h às 21h
Fone: 61 3045.0778 ou 0758 ou 8186.0730

Visana Instituto de Beleza

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s