Momento Visana #36 @ibvisana

Olá,  hoje o Visana nos dará uma aula sobre a profissão responsável por deixar nossas mãos saudáveis e bonitas!

 Boa leitura!

Não deixe de curtir a nossa página no facebook.
Beijão e até a próxima!

Profissão Manicure

A manicure é um tratamento cosmético para a beleza das unhas e mãos realizado em casa ou em salões de beleza. Um tratamento manicure não é apenas um tratamento para as unhas naturais, mas também para as mãos. A manicure consiste da apresentação, a modelagem da borda livre, tratamentos, massagem da mão e da aplicação do polonês. Há também serviços de manicure que são as especialidades para as mãos e pés. Para as mãos, na embebição de uma substância de amolecimento e a aplicação de uma loção é uma especialidade comum. Quando aplicado às unhas e dos pés, este tratamento é referido como um pedicure. A palavra “manicure” deriva do latim: manus para “mão”, cura para o “cuidado”.

Outros tratamentos para unhas podem incluir a aplicação de unhas artificiais dicas, acrílicos ou géis de unhas artificiais. Algumas manicures podem incluir a pintura de imagens ou desenhos nas unhas ou aplicar decalques pequenos ou jóias de imitação. Atualmente, a manicure não é apenas para um benefício estético. A ênfase é agora dada a correta preparação da unha como removendo a cutícula e aplicando uma variedade de cremes e óleos, a fim de manter um equilíbrio saudável de óleos e em torno do leito da unha.

Na China Antiga (3000 a.C.), as unhas compridas eram cultuadas como sinônimo de nobreza e os guerreiros pintavam as unhas de preto, como demonstração de poder e coragem, antes de ir para a batalha. Em 1800 d.C., as unhas femininas apresentavam-se curtas, moldadas a lima, arredondadas e discretas. Ocasionalmente eram perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro macio. Na Europa, um médico “dos pés”, Dr. Sitts, desenvolveu o primeiro instrumento de manicure, o pau de laranjeira, que permitia que a cutícula fosse empurrada gentilmente. Antes disso, a cutícula era removida com metal, ácidos e tesouras. Em 1892, sua sobrinha apresentou um novo método de cuidados com as unhas e iniciou palestras sobre como tratar cutículas e unhas. Foi quando surgiram os primeiros salões de manicure.

No começo do século XIX, era comum utilizar tesouras e limas metálicas para dar forma às unhas. Já havia o precursor do esmalte como conhecemos hoje, aplicado com um pincel de pelo de camelo, mas não ficava mais que um dia nas unhas. Em 1914, Ana Kindred registrou nos EUA a de uma cobertura que protegia as unhas dos operários dos desgastes dos agentes químicos. Em 1917, a revista Vogue publicou o anúncio “Não corte a cutícula. Use a técnica Simplex, de Home Manicuring”. O conjunto incluía um removedor de cutículas, um polidor de unhas, esmalte, caneta branqueadora de unha, uma lixa (de papelão), e um folheto com instruções para fazer a unha em casa.

Em 1920, a indústria automotiva criou a base dos esmaltes para unhas, ao desenvolver esmaltes para carros. O primeiro esmalte para unhas foi lançado em 1925, em tom rosado. Na época, as mulheres de boa reputação eram proibidas de usar esmaltes de cores fortes. Dez anos mais tarde, Rita Hayworth e Gloria Swanson promovem o uso de esmaltes. Sua utilização passou a ser sofisticada e elegante e as unhas começaram a ser pintadas com diversos tons de vermelho. Em 1932 foi promovida a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor. Em 1934 a moda passou a ser esmaltes que combinavam uma boa cobertura da unha com brilho uniforme.

O Instituto de Beleza Visana conta atualmente com Carla Lima, Elizete Firmino e Juneide Santarém, profissionais especializadas e prontas para cuidar das suas mãos e seus pés! Caso não as conheçam, venha e conheça o trabalhos dessas grandes manicures e pedicures!

Fonte: Wikipédia e Simplesmente Diva

Produzido por Victor Maia
Diretor Geral do Instituto de Beleza Visana

Instituto de Beleza Visana
CLN 211 Bloco B Loja 18ª Asa Norte Brasília - DF
Terça-feira a Sábado – 12h às 22h
Fone: 61 3045.0778 ou 0758 ou 8186.0730

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s